quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Tele-Guía


Países como o México tem a  Tele-Guía, o qual ajudavam na indentificação de exibições e algumas sinopses.

Estreou em 1952 como uma versão americana da do TV Guide, a Tele-Guía americana era que tinha lista de programações e informações de alguns.

Hoje, continuam sendo identificado sinopses por fãs pois as Tele-Guía ajudavam em ocasiões, mas em outras, não. Atravasa, adiantava e modificada o roteiro que é diferente.

A primeira identificação foi num Tele-Guía em 1970 onde vimos que o programa estreou em 15 de outubro desse ano como Los Supergenios De La Mesa Cuadrada, no ano seguinte vira Chespirito e em 1972, Chaves e Doutor Chapatín se tornam esquetes.

O problema começa no mesmo ano que estreou pois só mostravam as esquetes principais em vez de mostrar as outras e no ano seguinte começam a desaparecer com elas.

Em 1972, o problema continua e começam a mostrar sinopses genéticas (ou seja, falando só do personagem em vez duma sinopse do enredo), às vezes, "muy" genéticas (só mostrando o nome do personagem).

A Tele-Guía também tinha uma outra mania: colocar títulos nessas sketchs e foram adotadas pelos fãs como a primeria sinopse, veja:

" Fotógrafo 1910. Un padre pasea con su pequeña hija por un parque, las dificuldades surgen cuando aparece un fotógrafo "de pajarito" que se empeña en retratar a la niña."

Agora vou dar um título em 1973, o qual adotei:

"El Chapulín Colorado en: Cuéntame una de Vaqueros."   Esse episódio estreou em 28 de setembro do ano citado acima.

E também mostrarei um caso de sinopse atrasada:
" "El Chavo del Ocho" provoca un pleitazo en la vecindad ya que todos los vecinos quieren utilizar el mismo tendedero."     A exibição deste dia foi a primeira reprise no programa Chaves e foi composto por esquetes de 1972, chamadas O Mendigo Ladrão, Remédio Duro De Engolir e A Moeda Perdida. A reprise foi exibida em 09 de abril de 1973. A exibição da sinopse apresentada acima foi exibida em 18 de junho de 1973 (dois meses depois)

E também tinha vezes que letras e nomes eram trocados:

" "El Chavo del Ocho" se enfrenta al hombre de las cavernas que ha estado más de 20,000 años bajo la nieve."

O personagem foi trocado. No original era o Chapolin.

Agora mostrarei como atrasavam as sinopses. Essa sinopse apresenta a reprise de 02 de junho de 1975, mas estavam em 12 de maio do mesmo ano.

" "El Chavo" y don Ramón siguen de ropavejeros. El señor Barriga, dueño de la vecindad, está interesado en comprar la bola de boliche que 'no encuentra' "El Chavo". "

Já que tinha sinopses mostrando roteiros diferentes, mas fácil identificar-lo:

Essa sinopse apresentada, apresenta uma reprise do episódio exibido em 13 de janeiro de 1975.

"Don Ramón trabaja como ropavejero y El Chavo cree que se roba la ropa de los inquilinos".
     
A sinopse está errada. Ele conseguia objeitos velhos e os vendia, e Chaves não pensava que ele roubava dos inquilinos. A reprise foi apresentada no dia

A terceira parte foi reprisada em 02 de junho de 1975, mas a sinopse não tem nada a ver. Veja:

" Don Ramón amenaza a "El Chavo" de echarlo de la vecindad, si no le entrega la bola de boliche. "
     
Seu Madruga nem sabia que Chaves estava com a bola.

Sobre as sinopses escassas são as da nova era do programa Chespirito na TV e alguns são identificaveis.

Então agora acabou, poi não tem mais sinopses. Se Quer ver mais sinopses, veja esse link do Fórum Chaves.

Tchau!

Nenhum comentário:

Postar um comentário